sábado, 20 de setembro de 2014

O usuário da WEB 2.0



A WEB 2.0 “abriu” novas possibilidades aos usuários, que agora além de navegarem entre os conteúdos da rede e “consumirem” informações, podem participar muito mais como criadores ativos de conteúdos. 
É incontável o número de informações geradas todos os dias. Elas estão em vídeos, imagens, áudios, apresentações e/ou textos e podem ser compartilhadas, editadas, removidas ou acrescentadas a outros conteúdos. Essa variedade de informação e formato favorecem ao usuário, que busca formas mais “confortáveis” (por meio de seu estilo de aprendizagem) e rápidas de “absorver” informações para responder seus objetivos pessoais e/ou profissionais imediatos.


A professora pesquisadora Okada e a colaboradora do Projeto Colearn, Barros, trazem, no seu artigo “Ambientes virtuais de aprendizagem aberta: Basespara uma nova Tendência”, o perfil desse novo usuário, que destaco aqui ao lado.

O usuário da web mudou. É esses usuários que encontramos hoje em nossas salas de aula. E aí professor, será que podemos atrair esse novo usuário com metodologias tradicionais, nas quais o professor é tido como o detentor do conhecimento e o aluno como o que não sabe e precisa saber? Aliás, saber o quê? Quando? Para quê? Por quê?
 
Fonte das Imagens: Adaptado de https://www.iconfinder.com


0 comentários:

Postar um comentário